sábado, 3 de abril de 2010

Como Fazer Um Sifão

O Sifão é uma peça de extrema importância para o aquário, pois com ele, faremos a limpeza dos cascalhos, sugando qualquer tipo de sujeira. Ele funciona mais ou menos como um aspirador aquático. Muito prático e pequeno, o Sifão será usado constantemente dependendo do peixe de seu aquario.

Esse tutorial ensina a fazer um Sifão, feito por mim, totalmente artesanal e com baixíssimo custo.

Material Necessário:
~>Tesoura;
~>Uma Garrafa PET de 2 Litros
~>Mangueira (O tamanho da mangueira dependerá da altura do seu aquário, nesse tutorial usei 1 metro.);
~>Um Elástico;
~>Um pedaço de pano (Serve qualquer tipo, usei uma camisa velha.);


Como Fazer:

Corte a garrafa PET ao meio, e guarde as duas partes da garrafa.


Faça um buraco no meio da tampa um pouco menor do que o diâmetro da mangueira utilizada, para que a mangueira entre bem apertada e não sobre folga.


Recorte um pedaço do pano utilizado, para que não sobre muito pano e suje muito na hora de utilizar o seu sifão. No meu recortei um pedaço de 15×15cm. Coloque o pano na metade da garrafa PET que parece um funil, e prenda o pano com o elástico.


Feixe a tampa com a mangueira, e pronto, já pode usar o seu sifão.



Como Utilizar:

O Sifão funciona como uma espécie de aspirador aquático, que suga as sujeiras, cascalhos, e inclusive água obvio. Porem não é só colocar a mangueira dentro do aquário que ela puxa a água sozinha. Muitas pessoas sugam a água pela mangueira, porem eu acho esse método meio anti higiênico, pois com algum descuido você pode acabar bebendo a água do aquário. Por isso pensei em uma maneira diferente:

1º: Encha a mangueira de água, mas encha mesmo até a água sair pelo outro lado.
2º: Coloque o dedo nas duas extremidades da mangueira até chegar ao aquário, chegando lá, solte uma extremidade e coloque-a dentro do aquário, porem não solte a outra extremidade, só solte a que estiver dentro do aquário.
3ª: Providencie um Balde, ou qualquer outra coisa que possa cair a água do aquário, porem esse recipiente deverá estar limpo, pois a água será devolvida para o aquário. Posicione a extremidade da mangueira que você esta segurando para que a água que sairá dela caia diretamente no balde. Tire o dedo da extremidade segurada e rapidamente feche a tampa do seu sifão, onde contem a camisa. A camisa servirá como um filtro, fazendo com que toda a sujeira fique nela enquanto a água cai no balde totalmente limpa. Depois é só jogar a água de novo ao seu aquário e pronto. Mas atenção, não se esqueça de fazer trocas parciais de água em seu aquário, pois só a sinfonagem não adianta.

13 comentários:

  1. Olha se utiliza só a mangueira iria ser melhor do que ponha uma ponta de uma garrafa inteira dentro do aquario!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pô, ninguém merce hein! O cara falou para colocar a ponta da mangueira dentro do aquario e não a ponta com garrafa. Presta atenção no que lê. Se achar que tem algo errado com o que leu, leia novamente para evitar estes tipos de erro né Anônimo.

      Excluir
  2. Ótima postagem, tentei e deu certo.
    Esperto aqle qee colocou a garrafa dentro do aquário. ¬¬'

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. muito boa postajem , mas se chupar mos o ar a agua vai vir mas cuidado para ela nao entrar em sua boca

    ResponderExcluir
  4. gostei muito da idean, ainda naum tentei ms vou tentar. obrigado pela dica.

    ResponderExcluir
  5. mt boom.. pratico e economico.. tenho um sifão sem gastar ndaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa! hehe ADOREI A IDÉIA! Mande mais sugestões.. naum soh de sifão.. mas de tuuuuuudo. :D

    ResponderExcluir
  6. ótima ideia, vou tentar fazer isto hoje!

    ResponderExcluir
  7. Fiz um funcionou certinho , Vlw pelo tutorial .

    ResponderExcluir
  8. o problema ao usar o sifão desta maneira, é que ao colocar a mangueira dentro do aquário, o nível de água que é sugado é extremamente grande e o campo de absorção da sujeira é muito pequeno (a extremidade da mangueira que vai dentro d'água), ou seja, muita água saindo do aquário e pouca sujeira sendo expelida.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. gostei da sua ideia mas acabei fazendo esse modelo aqui achei Nesse site http://www.aquaristajunior.com.br/como-fazer-um-sifao-pro-aquario/

    ResponderExcluir