sábado, 3 de abril de 2010

Montando Um Aquário (Básico)

Um aquário é algo belo e relaxante, nada melhor do que chegar em casa cansado e observar seus peixes nadando de uma ponta a outra, observar seus hábitos e costumes. Isso relaxa qualquer pessoa, fazendo você esquecer-se dos problemas e ficar com a atenção no seu aquário.

Porem, antes de ter um aquário, é necessário saber onde tem um espaço na sua casa, que não bata luz do sol, seja distante de portas e que não bata muita corrente de ar (Ex: Janelas, basculantes e vãos).

Depois o aquarista, precisa conhecer bem sobre os peixes e plantas que ele vai querer colocar. saber se prefere um aquario de água doce ou salgada. É muito importante saber o tamanho do peixe, a temperatura ideal da água para ele, e o nível de ph que aquele peixe necessita para viver.

Existem várias espécies de peixes, alguns são muito agressivos e outros são bem pacíficos, porem isso é muito relativo, tem peixes que se adaptam bem com outros, mesmo sendo agressivos. Mesmo assim, é bom saber com quais peixes o peixe escolhido se adapta melhor, pois você não quer ver seus peixes sendo comidos. Alem disso tem peixes que não se deve manter em um aquário plantado (aquário onde possui plantas aquáticas), pois eles comem as plantas.

Após saber que peixes você deseja ter, é hora de comprar um aquário. Para saber quantos litros ³ de água suporta o seu aquário, faça uma equação simples: multiplique comprimento x altura x profundidade e divida por 1000 (mil). Compre um aquário que dê bastante espaço para o peixe nadar, por isso cuidado, pois se o seu peixe for muito grande, você terá que ter um aquário enorme.

Agora é hora de decidir se você quer ou não um aquário plantado, se você optar por um, tem que comprar substratos, cascalhos e plantas, caso não queira um aquário plantado, basta só colocar o cascalho de sua preferência. Depois é hora dos enfeites, existem vários tipos de enfeites no mercado, de vários preços, tamanhos e cores. Escolha os enfeites de sua preferência para embelezar ainda mais o seu aquário. Dependendo da região onde você mora, compre um termostato, ele ajuda a manter a temperatura da água em equilíbrio, não deixando a água ficar fria demais, e compre também um termômetro, isso é indispensável, pois o termômetro ajudará e muito na vida dos seus peixes.

Por fim, a filtragem. Existem vários filtros existentes no mercado, internos, externos, biológicos… Eu recomendo o filtro externo, ele é um pouco mais caro porem não exige tanta manutenção. Agora é só colocar a água, compre um anti-cloro e use na água, dependendo do anti-cloro, são em média uma ou duas gotas por litro de água. Deixe a água circular por algumas semanas para que crie uma biologia na água, ou coloque um peixe resistente tipo o Betta para criar uma colônia de bactérias mais rápido, recomendo botar um peixe bem resistente, no mínimo depois de uma semana e meia do aquário em funcionamento. Essa colônia de bactérias é fundamental para a vida dos seus peixes, pois sem elas, os peixes não conseguem viver.

Agora é só comprar os peixes e colocá-los na água, lembre-se: cuidado com a superpopulação de peixes, pois se você colocar muitos peixes no aquário, eles iram acabar ficando estressados e morreram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário